Saúde da mulher: exames que as mulheres precisam fazer todo ano

Os exames de check-up, ou seja, aqueles exames laborais de rotina que devem ser feitos anualmente, são essenciais para cuidar tanto da saúde do homem quanto da saúde da mulher. As mulheres são conhecidas por se cuidarem mais, mas nem todas sabem quais exames de rotina feminino devem ser realizados. O check-up mulher é uma avaliação preventiva periódica e os resultados dos exames auxiliam o médico a tomar medidas que evitem que alguma doença apareça ou agrave-se no futuro. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Saúde da mulher: exames que as mulheres precisam fazer todo ano
A saúde do público feminino é importante e exames de rotina devem ser feitos para garanti-la | Foto: Unsplash

O recomendado é que essa avaliação na saúde da mulher seja feita de maneira completa, uma vez por ano. Com o passar dos anos, os exames de rotina tornam-se cada vez mais indispensáveis e a lista de avaliação aumenta. O conjunto de exames de rotina deve ser feito desde a época da primeira menstruação da mulher até a sua menopausa, ou seja, durante toda a idade reprodutiva da mulher.

O check-up varia de acordo com a idade e se a mulher apresenta algum quadro específico, como gravidez ou doença crônica. Existe o check-up básico, comum para todas as pessoas de sexo feminino, e a seguir você pode ver os principais exames de rotina que devem ser feitos de acordo com a idade. Confira!

Antes dos 20 anos

No início da juventude, alguns cuidados preventivos são necessários antes mesmo de iniciar a vida sexual. Estão presentes, também, alguns exames de rotina que vão marcar presença durante toda a vida da mulher. Será pedida uma avaliação clínica completa, com o cálculo da pressão arterial, palpação da tireóide e outras checagens padrões. Sorologias também são comuns nos exames de rotina para avaliar se já houve contato com certas doenças.

Exames de imagem

Exames de rotina de imagens como o ultrassom pélvico e o transvaginal são solicitados. Eles avaliam o endométrio, a parede uterina e os ovários para prevenir lesões, cistos, entre outros problemas. Além disso, exames laboratoriais de fezes, de urina e de sangue estão na lista.

Exames de sangue

Os exames de sangue podem avaliar diferentes aspectos, dependendo do que se deseja investigar. O exame de sangue padrão verifica os níveis de colesterol, ferro, proteínas, entre outros. Ele pode indicar algumas doenças, como anemia e desnutrição e, se for o caso, o médico pode indicar o melhor tratamento.

Já o exame de sangue hormonal é recomendado para a investigação de desequilíbrios hormonais. Essa instabilidade nos níveis hormonais pode causar alterações na menstruação, distúrbios de sono, cansaço, fraqueza muscular e ganho de peso.

Por fim, o exame de sangue pode ser para doenças infecciosas, com testes de HIV, hepatite B, hepatite C, clamídia, gonorreia e herpes. Ele tem foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e seus resultados podem auxiliar no combate ou na rápida ação contra essas doenças no público feminino.

Papanicolau feminino

Além disso, se a mulher já teve a sua primeira relação sexual, o exame de rotina feminino papanicolau também deve estar na lista de exames de rotina. Ele avalia as células e colo uterino e pode prevenir câncer do colo do útero, o segundo tumor mais frequente entre as mulheres.

Entre 20 e 30 anos

Nessa idade, o check-up também conta com os exames de rotina que já estavam sendo realizados. Com o passar do tempo, os exames feitos antes dos 20 anos continuam solicitados, mas alguns outros são adicionados à lista anual. Um deles é a ultrassonografia das mamas, que não utiliza radiação e, por isso, não faz mal à mulher. Essa ultrassonografia pode, entre outras coisas, rastrear o câncer de mama, tumor mais comum e principal causa de morte por câncer nas mulheres.

A densitometria óssea também é um exame que pode ser colocado na rotina a partir dessa idade. É um método que mede a densidade dos ossos e permite avaliar a presença de osteoporose.

Entre 31 e 40 anos

Nessa idade, além de todos os cuidados já citados, os exames de rotina devem dar uma atenção especial à tireoide, glândula que produz hormônios importantes para a saúde da mulher. Para isso, deve ser feita a verificação da dosagem desses hormônios e alguns exames complementares, como a ultrassonografia da tireoide. Além dessa nova etapa do check-up, a mamografia e o rastreamento do câncer de mama podem ser feitos em casos específicos, principalmente quando a mulher já tem histórico do câncer de mama na família.

Entre 41 e 50 anos

Os 40 anos da mulher são um marco na sua saúde, já que a idade também chegam novos exames de rotina para o paciente do sexo feminino. Um dos mais importantes é a mamografia. Ela é responsável por verificar a presença de câncer de mama na mulher e é mantida até os 75 anos para aprofundar as investigações sobre essa doença.

Além de uma avaliação cardiológica, os exames de sangue também devem checar o colesterol e a glicemia, o que previne doenças cardiovasculares e diabetes, frequentes nessa faixa etária e no público feminino. Um ultrassom da tireoide também deve ser feito, já que o hipertireoidismo ocorre mais em mulheres com mais de 40 anos.

Após 51 anos

Quanto maior a idade, mais importante o check-up torna-se para a saúde Os exames de rotina nessa idade incluem a densitometria óssea, que diagnostica a osteoporose, principalmente após a menopausa. O coração também deve receber atenção nessa fase e exames cardiológicos como o eletrocardiograma são recomendados. Os exames anteriores não deixam de ser feitos, mas após os 60 anos eles devem ser realizados com maior frequência.

Centro Médico CADEG

Muitos dos exames do check-up feminino citados, como os exames laboratoriais, são realizados no Centro Médico CADEG, localizado dentro do CADEG, no bairro Benfica (RJ). O centro oferece consultas e exames de mais de 30 especialidades, tudo isso com um preço popular.

Além de todos os serviços fornecidos, a clínica popular Benfica tem um clube de benefícios. Diferente do convênio médico, ele oferece de 30% a 70% de desconto nas consultas e nos exames e deixa o paciente livre de anuidade e carência. O Centro Médico CADEG, clínica popular Rio de Janeiro, garante que a mulher faça seu check-up de maneira correta e com qualidade. Assim, com os exames preventivos especiais para o âmbito feminino, a saúde da mulher continua sadia com o passar dos anos e o corpo feminino se mantém forte e saudável.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Saiba mais sobre como cuidar de você e da sua família

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.