Entenda: por que fazer fisioterapia?

Você sabe quando procurar um fisioterapeuta? Existem vários sinais que podem indicar isso a uma pessoa. Na maior parte das vezes, as pessoas acreditam que a fisioterapia só é necessária quando ela sofre alguma lesão ou acidente, mas isso não é verdade.

O que poucas delas sabem é que uma sessão de fisioterapia pode ajudar a resolver diversos problemas, os quais não precisam ser necessariamente causados por algum acidente.

É muito importante acabar com essa associação que a população faz entre lesões e fisioterapeutas. O poder da fisioterapia vai muito além disso e vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos mostrar em quais ocasiões deve procurar ajuda e como são essas consultas, ao final, você saberá porque fazer fisioterapia. Confira!

Entenda: por que fazer fisioterapia?
Entenda quando procurar um fisioterapeuta e como a fisioterapeuta pode ajudar uma pessoa | Foto: Freepik

Quando procurar um fisioterapeuta: saiba reconhecer os sinais

Logicamente, uma pessoa deve procurar por um fisioterapeuta quando sofrer algum acidente que resulte em lesões ou fraturas. Geralmente nesses casos, o próprio médico que realiza o atendimento já faz o encaminhamento do paciente, após o término do período de repouso.

Entretanto, também é necessário buscar a ajuda da fisioterapia em muitos outros casos, veja os mais comuns:

  • Para alívios de dores musculares, conseguindo uma resolução terapêutica e manual;
  • Tratamento de insônia, podendo receber ajuda para tratar a síndrome de pernas inquietas ou até mesmo o bruxismo, problemas que costumam perturbar muito o sono;
  • Melhorar a postura através de exercícios de RPG e pilates, ajudando a pessoa a ter hábitos melhores;
  • Doenças respiratórias como bronquite e pneumonia, aprendendo exercícios que ensinam a controlar a respiração;
  • Prevenção de lesões para pessoas que praticam esportes;
  • Tratamento da incontinência urinária utilizando aparelhos específicos, além de exercícios fisioterapêuticos.

Além disso, o poder da fisioterapia pode ser ótimo para pessoas que se encontram na terceira idade e, também, gestantes. A ajuda aqui pode ser para uma melhoria na qualidade de vida, que será mais saudável. Ainda, as mulheres grávidas podem receber um treinamento de parto, bem como auxílio para melhorar a postura e ajuda para voltar ao peso anterior após o nascimento do bebê.

São diversos sinais que o corpo de uma pessoa pode dar, indicando que está na hora de procurar ajuda profissional. Contudo, às vezes a busca por fisioterapia pode ser só por querer melhorar a qualidade de vida, nada mais do que isso.

Para que é indicado a fisioterapia?

Fazer fisioterapia é indicado ao reconhecer qualquer um dos sinais mencionados acima. Se a pessoa tem mais de um dos problemas mencionados, devem procurar ainda mais rápido por ajuda profissional.

Então, quando perguntam “Por que fazer fisioterapia?”, a resposta é muito simples: porque cuidar da saúde é muito importante! A saúde deve vir sempre em primeiro lugar e, como é possível perceber, fisioterapeutas podem te ajudar de muitas formas.

Como é uma consulta com um fisioterapeuta?

Nenhuma consulta é igual a outra. Isso porque o diagnóstico de cada paciente é diferente, então o tratamento também irá precisar ser diferente. O paciente já chega na consulta com um diagnóstico dado pelo médico que fez o encaminhamento. Porém, esse mesmo diagnóstico pode ter diversas possibilidades para o fisioterapeuta.

As sessões de fisioterapia são feitas por especialistas que usam diversas técnicas, de acordo com o que for necessário para cuidar do paciente.

A fisioterapia busca a origem do problema, o que pode ser diferente de paciente para paciente (mesmo em diagnósticos médicos iguais). A partir daí, o fisioterapeuta irá criar uma série de exercícios que possam tratar o problema.

Por isso o atendimento é personalizado. Não dá para esperar que a experiência das pessoas sejam as mesmas porque os exercícios feitos nem sempre serão os mesmos.

Quando procurar um fisioterapeuta

As vantagens de uma sessão de fisioterapia são incalculáveis. Pode parecer pouco, mas o fisioterapeuta pode fazer muito pela saúde de uma pessoa. Por isso, é preciso ficar atento a quando procurar um fisioterapeuta.

O motivo principal sempre vai ser cuidar da sua saúde. Ser uma pessoa saudável é fundamental, é assim que você consegue manter a sua longevidade.

Motivos para ir ao fisioterapeuta

Porém, fora os pontos já citados, a pessoa deve procurar um fisioterapeuta o mais rápido possível se possuir qualquer tipo de doença neurológica. Entre elas:

  • Mal de Parkinson;
  • Hidrocefalia;
  • Paralisia cerebral;
  • AVC (acidente vascular cerebral);
  • Esclerose múltipla.

Essas são doenças que, frequentemente, deixam sequelas nas pessoas ou causam alguma restrição de movimento. A esclerose múltipla, por exemplo, faz com que todos os movimentos musculares fiquem paralisados.

Como não existe cura para essas patologias, a fisioterapia pode ajudar muito a pessoa, auxiliando a retardar a perda de movimentos, de forma que o paciente tenha uma qualidade de vida melhor.

Além disso, fazer sessões de fisioterapia ajuda a pessoa a controlar a dor que a doença causa.

Também é importante procurar a ajuda de um fisioterapeuta em casos de pessoas que sofreram queimaduras que acabaram atingindo as articulações, pois esse acidente pode causar danos. Isso porque depois que o tecido termina de cicatrizar, a pessoa pode acabar perdendo alguma extensão no movimento daquele membro queimado.

Conheça o Centro Médico CADEG

O Centro Médico CADEG possui um Clube de Benefícios Médicos incrível. Ao adquirir o Clube de Benefícios, o paciente consegue obter de 20% a 70% de desconto em consultas e exames de imagem, exames laboratoriais e até mesmo serviços estéticos.

Para ganhar o desconto é bem simples. Basta assinar o plano de Benefícios pelo site ou telefone, depois preencher os dados e assinar o contrato. Após realizar todos esses passos, a pessoa recebe uma carteirinha do Centro Médico CADEG e aí já poderá economizar, usando os descontos quantas vezes ela quiser.

O Clube de Benefícios Médicos é vantajoso porque tem uma mensalidade com preço muito baixo, dá acesso a um serviço de alta qualidade, é livre de anuidade e carência, além dos descontos oferecidos. Dessa forma, quando procurar um fisioterapeuta, o paciente não precisa mais se preocupar com gastos muito altos, pois o Centro Médico CAGED já oferece uma boa solução.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Saiba mais sobre como cuidar de você e da sua família

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.