Veja o que faz um psicólogo e como ele pode te ajudar!
O psicólogo é uma figura fundamental quando falamos de cuidar da saúde mental. Graças a ele, conseguimos entender melhor o que se passa dentro de nós, ganhamos segurança para tomar decisões cotidianas e somos levados a refletir sobre as causas e consequências das nossas ações. Ele nos ajuda a nos tornarmos uma pessoa melhor e consciente. O ideal é que todos possam se consultar com esse profissional mesmo que, aparentemente, não apresentem problemas explícitos ou não estejam atravessando fases difíceis na vida.
Para entender bem o que é, o que trata e quando procurar um psicólogo, confira este artigo!
O que é um psicólogo?
O psicólogo é o profissional responsável por estudar os fenômenos psíquicos e analisar os comportamentos de seus pacientes. Ele faz isso em cima das atitudes, ideias, emoções e sentimentos da pessoa. Após fazer essa avaliação, ele ajuda o paciente a localizar as causas dessas questões e verificar se as atitudes tomadas podem estar trazendo alguns malefícios à sua vida.
O que faz um psicólogo?
Essa ajuda do psicólogo vem por meio da conversa, da escuta ativa e de outras técnicas que o profissional usa para ajudar o paciente a compreender o que está causando determinado sofrimento e a lidar com essas situações. Isso pode mudar a relação do indivíduo com as próprias emoções, pensamentos e comportamentos. Assim, o paciente torna-se capaz de melhorar a relação não só consigo mesmo, mas com todas as pessoas do seu convívio social.
Psicólogo: como é o tratamento?
Normalmente, esse tratamento é realizado por meio de sessões semanais, de 50 a 60 minutos de duração, sendo, geralmente, em uma consulta ou até duas por semana, a depender da complexidade do quadro. Cada profissional, então, vai ter uma forma de atuar, com estratégias particulares e frequências de encontro também. O valor da consulta também pode variar de psicólogo para psicólogo.
Sessões
É fundamental que o ambiente onde a sessão ocorre deve ser acolhedor, onde o paciente se sinta confortável, seguro e respeitado. A relação entre o paciente e o psicólogo também deve ser estreita, para que o paciente se sinta confortável para falar sobre os problemas e conflitos pessoais.
Primeiro encontro
O primeiro encontro entre o psicólogo e o paciente é muito importante. É nele que a pessoa vai saber se o local de atendimento e o profissional combinam com ele, por isso é normal que o paciente passe com diferentes profissionais nesse momento. Vale lembrar que esse encontro pode ser pago ou não, isso varia de profissional para profissional.
Psicólogo: tem idade para frequentar?
A psicoterapia é para todos que buscam ajuda para enfrentar questões internas, que estão proporcionando desconforto ou sofrimento, seja por relacionamentos profissionais, familiares ou íntimos. Por isso não existe idade certa para iniciar um tratamento, portanto, é normal que crianças frequentem os consultórios quando os pais identificam algum problema. Para isso, é necessário que o psicólogo possua uma qualificação específica (ou certificação) para esse tipo de público.
Quando devo procurar um psicólogo?
Agora que você já sabe o que é um psicólogo, é preciso saber a hora de saber quando procurar um. Existem alguns problemas que indicam quando um paciente precisa de ajuda psicológica, que podem ser em relação aos comportamentos da pessoa, os sentimentos e até mesmo ao físico, como dores, por exemplo. Todos esses fatores podem estar ligados diretamente ao estado psicológico da pessoa e devem ser acompanhados por um profissional da área.
Problemas diferentes
Os processos traumáticos são diferentes em cada pessoa, podendo deixar feridas que demoram para cicatrizar. A perda de um ente querido, términos de relacionamento, desemprego ou até um período de crise financeira podem ser exemplos de processos traumáticos. Em alguns casos, a pessoa pode buscar refúgio no isolamento social, se afastando de amigos e familiares, o que, não raro, resulta em uma situação de depressão.
Portanto, com a ajuda de um psicólogo, é possível identificar e analisar esses traumas, trazendo uma outra forma de encarar o problema e melhorando a vida daquela pessoa em diversos aspectos. Confira, agora, sinais de alerta para você.
Doenças
Alguns problemas físicos como crises de gastrite, problemas estomacais, dores musculares, imunidade baixa e enxaqueca podem estar diretamente ligados ao emocional da pessoa. Também podem estar relacionados à ansiedade e a outros problemas, prejudicando o dia a dia do paciente.
Substâncias
Algumas pessoas, que não se encontram em um estado normal mentalmente, acabam fazendo o uso de substâncias, como drogas, cigarro, álcool e medicamentos, para ter sensação de alívio. Há casos, ainda, de indivíduos que, para conseguirem manter uma rotina produtiva recorrem ao consumo excessivo de café, energéticos e remédios também.
Muitas pessoas, então, acabam por fazer o uso exagerado para se sentir melhor, ou conseguir ter um desempenho melhor nos estudos, por exemplo. Mas esse fator pode estar ligado a algum conflito interno do paciente, que se não for tratado, pode desencadear em diversos outros vícios e complicações à saúde.
Desinteresse
O baixo rendimento e a desmotivação também são fatores que normalmente estão ligados à saúde mental de alguém. A falta de concentração e foco, de interesse em atividades que antes pareciam ser prazerosas (apatia), estar acompanhado de pessoas queridas ou quando um relacionamento íntimo esfria podem estar diretamente ligados a um transtorno emocional. Isso pode ser resolvido com a ajuda de um psicólogo.
Psicólogo e pandemia
Em tempos de pandemia e isolamento social, problemas como ansiedade, estresse e sentimento de solidão são muito comuns na população. Nesse aspecto, isso pode afetar não só o psicológico e o físico da pessoa, mas também as relações sociais de um determinado indivíduo. Por isso, é extremamente importante o acompanhamento de um profissional, para garantir uma boa qualidade de vida e, consequentemente, a saúde em forma.
Centro Médico CADEG
Sabendo disso, existem centros médicos que possuem programas para auxiliar as pessoas a conseguirem fazer suas consultas (como um encontro com o psicólogo) e exames por um preço acessível. É o caso do Centro Médico CADEG! Nele, o paciente pode fazer parte do Clube de Benefícios Médicos e com isso, é possível conseguir descontos de 20% a 70% em consultas e exames.
Entre em contato e saiba mais sobre nossas vantagens!