Ortopedia: o que é, o que se trata e quando procurar o médico que cuida dos ossos!

Ortopedia: entenda tudo sobre o médico dos ossos
Saiba mais sobre a ortopedia e quando procurar o médico dessa área | Foto: Freepik

Ortopedia: entenda tudo sobre o médico dos ossos!

Entre as diversas especialidades médicas, a ortopedia se destaca pelos novos costumes adotados na Era Digital. Atualmente, o dia a dia das pessoas está cada vez mais ligado a eletrônicos, principalmente, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, em que medidas preventivas foram adotadas, como o isolamento social e os trabalhos realizados de maneira remota, ou seja, o home office.

 Assim, é muito comum que as pessoas constantemente conectadas costumam apresentar problemas como cansaço excessivo e dores constantes na região das costas e falanges. Dessa forma, tais sintomas apresentam a necessidade de uma mudança pela parte do indivíduo, além de uma consulta com o médico ortopedista.

Logo, mais do que nunca, o profissional de ortopedia é necessário. E, para isso, é importante entender o que é, o que se trata e quando procurar o médico que cuida muito mais que os ossos. Confira, no artigo a seguir, mais detalhes sobre a especialidade!

O que é ortopedia? 

A ortopedia é uma especialização da medicina a qual foca em diagnosticar, tratar e prevenir lesões e disfunções ligadas à locomoção. Ossos, músculos, ligamentos, nervos, articulações e tendões.

Nesse sentido, é importante entender que a ortopedia é diferente da reumatologia, uma área que muitos confundem pelo fato de ambas serem capazes de tratar problemas, como a artrose, de acordo com o site Salvapé (especializado em produtos ortopédicos desde 1938 no mercado).

O que a ortopedia é capaz de tratar?

Ortopedista o que faz

Seguindo as informações da empresa Salvapé, o médico ortopedista é capaz de tratar condições como problemas de crescimento, artrose, bursite, lesões dos meniscos, hérnia de disco, entorses, joanete, fratura do colo femoral, ruptura de ligamentos e entre outros. Dessa forma, essa especialidade está ligada com problemas envolvidos com o sistema musculoesquelético.

Qual médico pode tratar a artrose e artrite?

Segundo a Eurofarma (reconhecida pela comunidade médica, é uma das companhias farmacêuticas, do Brasil, que mais investe em inovação), a artrose se caracteriza por uma degeneração da cartilagem entre os ossos.

Já a artrite é uma inflamação das articulações que se caracteriza por uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico inicia um “ataque”, no próprio tecido, que  protege as articulações. Nesse sentido, tanto artrite quanto artrose são problemas muito comuns na população. Logo, é preciso entender quais profissionais podem ajudar nos diferentes casos.

 Como já dito anteriormente, a artrose pode ser tratada pelo reumatologista ou ortopedista, porém, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o reumatologista é o mais indicado para cuidar da artrite e da artrose. Como consta no site do reumatologista Dr Marcus Maciel. Depois, pode haver um encaminhamento ao ortopedista.

Quando procurar o médico ortopedista?

Muitos se perguntam “o que o médico ortopedista faz?”. Para isso, é essencial entender que o especialista em ortopedia consegue atuar muito além do campo cirúrgico. Pode prevenir, pesquisar e tratar enfermidades que venham a prejudicar os músculos, ossos, articulações, tendões e ligamentos.

Dessa maneira, as pessoas que sentem certas limitações nos movimentos, dores constantes na área das articulações, ossos ou também nos músculos, uma dor que se agrava com determinado movimento, alguma deformação ou a diminuição na flexibilidade das articulações, precisam procurar o médico ortopedista. A informação é ressaltada pelo Salvapé. É o momento ideal de procurá-lo, para que esse possa diagnosticar com precisão a causa de tal problema e, assim, seguir com um tratamento adequado.

Além disso, encontrar um médico na especialidade de ortopedia, que forneça confiança ao paciente é essencial para que tudo ocorra bem, desde uma consulta até uma cirurgia.

Nessa visão, o profissional que é bem recomendado por outros médicos, reconhecido por sua experiência na especialidade, e tem um atendimento personalizado, conferindo toda a atenção, cuidado e também a confiança ao paciente é fundamental. Portanto, saber escolher o médico ortopedista pode fazer a diferença no seu diagnóstico, tratamento e, em alguns casos, a sua cura. Logo, se observa  uma grande importância de consultar um profissional da ortopedia que possa transmitir tais valores.

 Qual a diferença entre o ortopedista e o reumatologista?

Quando é indicado um ortopedista, muitos se perguntam a diferença desse profissional para o reumatologista, assim, é essencial esclarecer tal dúvida para que o paciente não tome caminhos errados quando buscar ajuda médica.

O profissional de reumatologia é responsável e apto para cuidar de inflamações ou doenças autoimunes que atingem o tecido conjuntivo e partes do corpo como articulações, músculos, ossos, tendões e entre outros.

Por outro lado, o médico ortopedista é capaz de tratar distúrbios mecânicos, além de prevenir, diagnosticar e reabilitar o sistema musculoesquelético. Esse profissional está mais associado com os ossos, logo, sendo capaz de atender situações como fraturas, lesões no ligamento, deformidades ósseas e entre outras.

Apesar das diferenças apresentadas, ambas as profissões costumam trabalhar juntas. A depender do caso, um médico ortopedista  e um reumatologista podem atuar em conjunto em busca de uma melhora completa do paciente.

Qual o valor de uma consulta com o ortopedista?

Em relação aos valores cobrados por um ortopedista é difícil definir uma quantia, mas é importante que a saúde seja priorizada. Nem sempre um médico ortopedista de confiança é necessariamente caro, por isso, é recomendado que o paciente conheça bem as opções de profissionais nesta especialidade para que os seus problemas de saúde sejam resolvidos ou amenizados.

Porém, uma solução bastante viável é fazer parte de um Clube de Benefícios Médicos que pode oferecer descontos nas consultas. Veja a seguir mais detalhes sobre o programa!

Conheça o Centro Médico CADEG

Tendo isso em vista, torna-se cada  vez mais constante a necessidade de ter uma consulta com o médico especialista na área de ortopedia. Principalmente, se as dores nas articulações, ossos, tendões e entre outras áreas já citadas estão persistindo ou incomodando.

Sabendo disso, o Centro Médico CADEG pensou em você. Temos um Clube de Benefícios Médicos, que pode te garantir de 20% a 70% de descontos nas consultas e exames, além de uma livre anuidade e carência.

Dessa forma, a facilidade para ser atendido por um ortopedista de qualidade e por um desconto que torne o preço cada vez mais acessível é uma ótima solução para a sua saúde pessoal e financeira.

Clique aqui para mais informações do Clube de Benefícios Médicos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Saiba mais sobre como cuidar de você e da sua família

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.