Gastroenterologista: o que é, o que trata e quando procurar o médico do estômago

Gastroenterologista: entenda tudo o que o médico do estômago faz

Cuidar de si mesmo é extremamente importante para manter o seu bem-estar e a saúde em dia. Por isso, ir de forma rotineira ao médico é tão importante quanto fazer exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada.

Entretanto, como sabemos, há muita dúvida na hora de encaixar os sintomas ou doenças em uma única especialidade médica. E, às vezes, nem sequer temos conhecimento sobre determinadas áreas. Não é verdade?

Contudo, saber tais questões é fundamental para manter um bom funcionamento do corpo. Isso porque cada especialista trata de doenças diferentes, mesmo que elas se relacionem. Logo, saber diferenciá-las é extremamente necessário.

Depois da leitura, deste artigo que preparamos para você, vai ficar mais fácil visualizar a distinção entre um Coloproctologista (também chamado de Proctologista) e um “Gastro”,  o médico que cuida do estômago.

Como já citado acima, sabe-se que existem inúmeras especialidades médicas. E cada uma delas possibilita um diagnóstico diferente e, portanto, ajuda os indivíduos a se manterem mais saudáveis. Porém, hoje vamos nos aprofundar na Gastroenterologia

Saiba mais sobre o gastroenterologista

Você sabe o que é e o que faz um médico especializado em Gastroenterologia?

Bom, um “Gastro”, como é popularmente chamado, é responsável por todas as doenças e alterações que acometem o organismo, desde a boca até o anus. Ele cuida dos aspectos gastrointestinais, ou seja, desde a ingestão do alimento até a sua eliminação, por meio das fezes.

Os médicos especialistas nessa área podem atuar em clínicas médicas ou em hospitais. Também é possível realizar os mais diversos exames e tratar de vários problemas gastrointestinais, como diarreia, prisão de ventre e dores abdominais.

Por apresentar grande abrangência médica, o “Gastro” tem autonomia para realizar consultas, exames, receitar remédios e, principalmente, dar orientações sobre o que deve ser feito para manter a saúde e o bom funcionamento dos órgãos do abdômen. A seguir, veja exemplos de exames recomendados por esses especialistas:

  1. Retossigmoidoscopia – exame parecido com a colonoscopia, mas só proporciona a visão do reto e do cólon sigmóide;
  2. Halimetria – exame indicado para diagnosticar a causa do mau hálito do paciente;
  3. Endoscopia Digestiva Alta – exame que ajuda a identificar doenças no sistema digestório, como refluxo;
  4. Manometria Esofágica – exame que ajuda a medir a força e a função dos músculos do esôfago;
  5. Impedanciophmetria Esofágica Prolongada – exame indicado para medir a acidez e a intensidade do refluxo, no estômago;
  6. Testes de Hidrogênio Expirado – exame  que utiliza a medida/concentração do hidrogênio na respiração para diagnosticar futuros problemas gastrointestinais;
  7. Colonoscopia – parecido com o primeiro exame citado acima, diferenciando-se pela captura imagens do intestino grosso e de parte do íleo terminal (fim do intestino delgado);
  8. Phmetria Esofágica – exame que permite a avaliação do refluxo gastrointestinal.

Quando devo procurar um gastro?

Diversos sintomas podem te levar a recorrer a esse especialista. Caso sinta azia, refluxo, uma diarreia que fuja do comum, inchaço ou distensão abdominal, procure-o para obter um diagnóstico correto e, dessa forma, começar a tratar o problema. Quanto mais cedo você se consultar com um especialista, maiores vão ser as chances de melhora e recuperação.

Lembre-se: qualquer incômodo no sistema digestório pode ser originado de algum distúrbio, doença ou inflamação. Então, sempre consulte este médico especialista. Não faça automedicação (tomar remédios por conta própria, sem prescrição médica).

Gastroenterologista: o que é, o que trata e quando procurar o médico do estômago
Sentiu algum desconforto no estômago? Não hesite em ir ao gastroenterologista! Foto: Freepik

Quais doenças são tratadas por esse especialista?

Deve ser ressaltado que os sintomas citados anteriormente podem estar interligados com doenças crônicas. Estas, em sua maioria, não possuem cura. Dessa forma, o seu médico do estômago (o gastroenterologista) irá ajudá-lo a controlar a sua complicação de saúde. Isso é feito por meio de medicações ou restrições alimentares.

Veja abaixo algumas das doenças diagnosticadas, analisadas e tratadas pelo Gastroenterologista:

  1. Doença do refluxo gastroesofágico;
  2. Gastrite;
  3. Úlcera gástrica;
  4. Pedra na vesícula;
  5. Hepatite e cirrose;
  6. Pancreatite;
  7. Síndrome do intestino irritável;
  8. Intolerância à lactose;
  9. Hemorróidas;
  10. Câncer gástrico.
Gastroenterologista: entenda tudo o que o médico do estômago faz
A ingestão em excesso de certos alimentos ou substâncias pode fazer mal ao seu estômago Foto: Freepik

Só o “gastro” é responsável pelas doenças acometidas pelo estômago e intestino?

Não, além dos gastroenterologistas, existem outros especialistas direcionados para esses órgãos. Estamos falando dos Coloproctologistas ou Proctologistas. Eles são responsáveis pelo tratamento das doenças que atacam o cólon (intestino grosso), intestino delgado, reto e o ânus.

Além disso, o coloproctologista (antes chamado apenas de “Proctologista”) é o médico especialista em tratamentos clínicos e cirúrgicos dessas afecções.

O que o gastroenterologista trata
O gastroenterologista não cuida só do seu estômago, sabia? Foto: Freepik

Como saber se preciso de um gastroenterologista, de um urologista ou de um coloproctologista?

Devido a proximidade das áreas médicas, muitas dúvidas são geradas no momento da marcação de uma consulta. Há pacientes que não conseguem identificar e encaixar seus sintomas em uma única especialidade. Certas vezes, realmente não é possível fazer uma distinção, entretanto alguns sintomas e situações são mais comuns em uma área do que em outra.

Gastroenterologista

Quando se trata de um gastro, os principais sintomas, além dos já citados, são:

  • Olhos amarelados – eles podem representar  problemas no fígado, incluindo hepatite, ou cirrose. Ambas as doenças precisam de tratamentos específicos, para que o paciente não  desenvolva algo mais sério;
  • Eructação – arrotos frequentes podem ser sinal de problemas gastrointestinais.

Urologista

Já o urologista, deve ser consultado quando o problema for relacionado ao trato urinário, tanto de homens quanto das mulheres e a genital dos homens. Os principais sintomas que levam pessoas a esse especialista são as ​infecções urinárias, a incontinência urinária e outros.

Coloproctologista

No caso do Coloproctologista, ​os sintomas mais comuns são:

  • Sangramento no ânus;
  • Dificuldade para evacuar;
  • Diarreia crônica;
  • Prolapso anal.

É importante entender, ressaltando, que quanto mais cedo se descobrir uma doença maiores são as chances de tratá-la. Logo, ir regularmente ao médico é indispensável para manter o bem-estar e o pleno funcionamento do corpo.

Precisa ir ao médico, mas não tem plano de saúde? Entenda uma maneira de não ficar de fora, com o Centro Médico CADEG:

Caso precise procurar alguma dessas especialidades, não deixe de conferir nosso site!

Clique aqui e saiba mais sobre o Centro Médico CADEG. Temos um Clube de Benefícios Médicos repleto de vantagens para o seu bolso. Só aqui o cliente pode chegar a ganhar entre 20% a 70% de desconto nas consultas e nos exames realizados.

Não deixe de ir conferir e aproveitar os descontos. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Saiba mais sobre como cuidar de você e da sua familia

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.