Exames laboratoriais que crianças devem fazer

Quem nunca fez ou escutou alguém falando sobre fazer exames de rotina? Geralmente, ouvimos isso de adultos ou idosos, o que pode levar algumas pessoas a pensarem que o check-up é destinado apenas a esses grupos. No entanto, crianças também devem ser incluídas nessa parte da medicina, principalmente com a realização de exames laboratoriais. Para entender mais sobre a importância dos exames laboratoriais infantis, quais os principais e outras dúvidas que você possa ter, continue a leitura deste artigo disponibilizado pelo CADEG.

Exames laboratoriais infantil que seu filho deve fazer.
Descubra quais exames laboratoriais seu filho deve fazer | Foto: Freepik

Crianças devem fazer exames de rotina?

Sim, crianças devem fazer exames de rotina. Alguns pais tendem a achar que não há necessidade da realização de consultas médicas quando as crianças não apresentam sinais de doença. No entanto, os exames são de extrema importância para que os médicos identifiquem problemas de saúde ainda em fase inicial e para que se possam realizar o tratamento adequado. Crianças tendem a se recuperar rápido de doenças, mas não são imunes a elas. Então, os pais devem manter-se atentos aos exames. Neles, podem ser diagnosticadas doenças crônicas e dificuldades do organismo.

Além disso, o exame pediátrico acompanha o desenvolvimento da criança e em qualquer sinal de anormalidade, o pediatra pode pedir exames laboratoriais para detectar problemas de saúde que podem aparecer ao longo da vida da criança, como altos níveis de gordura no sangue. Como é possível perceber, assim como os adultos, as crianças também precisam de um acompanhamento médico para fins de prevenção.

Exames que crianças devem fazer

Desde a maternidade, as crianças já fazem exames, como o teste da orelhinha. Ao longo da infância, as exigências e a frequência em que eles devem ser feitos se modificam. Nos primeiros meses de vida, por exemplo, a criança deve ser levada para consultas todos os meses. Dos seis meses ao primeiro ano de vida, a consulta passa a ser bimestral. Entre um ano e dois, é trimestral. Dos dois anos aos cinco, semestral. Depois dos cinco anos, os pais passam a levar a criança para exames pediátricos apenas uma vez ao ano.

Ao longo de todas essas consultas, os pediatras pedem exames laboratoriais infantil ou os exames que acharem necessário. Alguns desses exames laboratoriais são exames de sangue, e é importante que as famílias deem a devida importância a cada um deles, pois a saúde da criança deve ser uma prioridade. Entre os exames de rotina que a criança deve fazer, podemos mencionar:

1. Exame de urina

O exame de urina é um dos exames laboratoriais frequentemente pedidos às crianças. Ele tem o objetivo de detectar bactérias, infecções, perda de nutrientes e de proteínas.

2. Hemograma

O hemograma é mais um exame de sangue de rotina bastante pedido. Nele, o sangue da criança é coletado para diagnosticar a possível presença de doenças crônicas, doenças recorrentes na infância, infecções e anemias.

Esse é um dos exames laboratoriais que podem fazer os pequenos ficarem agitados, já que levaram uma espetada. Nesse momento, é recomendável que os pais tentem acalmar a criança.

3. Anticorpos para hepatite

Também feito por coleta de sangue, o exame de anticorpos para hepatite revela se a criança tem anticorpos para hepatite A, B e C. A partir desses dados, os médicos podem pedir reforço da vacina ou recomendar tratamento para casos de doenças assíncronas.

4. Ultrassom

O ultrassom é comumente realizado por gestantes, mas também pode ser pedido para recém-nascidos por não ser um procedimento invasivo. No caso de bebês, os ultrassons são indicados para certificação do bom funcionamento dos órgãos internos, como fígado, apêndice, entre outros.

5. Glicemia

Outro exame laboratorial que as crianças devem fazer com certa frequência é o de glicemia. Com o resultado, o pediatra poderá recomendar dieta, atividades físicas e tratamentos específicos. Para realizar o exame, o centro de medicina pode pedir que a criança faça jejum de algumas horas antes do procedimento.

6. Raio-X de idade óssea

O raio-x de idade óssea é indicado para crianças cujo peso ou altura não correspondam à média de sua idade. Nesse exame, é feito um raio-x dos pulsos e das mãos das crianças. Com isso, é possível descobrir se o paciente tem algum problema de crescimento.

7. Exame parasitológico de fezes

O exame parasitológico de fezes é indicado para identificar parasitas, muco anormal e sangue escondido nas fezes. Como outros exames laboratoriais similares a esse, o material recolhido deve ser entregue, em um recipiente adequado e devidamente fechado, no laboratório no intervalo de tempo mais breve possível.

Vale lembrar que as fezes não podem entrar em contato com a urina e nem com a água do vaso sanitário. O médico também pode pedir para a criança não ingerir determinados alimentos que podem alterar o resultado do exame. Por isso, os pais devem estar atentos às recomendações da clínica médica.

Quando bebês devem fazer exame de sangue?

Como é possível perceber, alguns dos exames de rotina que as crianças devem fazer são exatamente os mesmos dos adultos, incluindo aqueles que são feitos a partir da análise de amostra sanguínea. No entanto, os pais podem ter dúvidas quanto aos exames de sangue realizados em recém-nascidos.

Os médicos recomendam que os bebês comecem a fazer exames de sangue a partir de um ano de idade. Nesse período, o exame de sangue é feito para descobrir se a criança tem anemia e deve ser repetido aos dois e cinco anos. Quando a família do bebê tem histórico de diabetes e problemas cardiovasculares, no entanto, os exames podem ser realizados em um período menor. Os médicos saberão indicar quando devem ser refeitos. Os exames de sangue de rotina mais pedidos às crianças são de tipagem sanguínea, glicemia e hemograma.

Conheça o Centro Médico CADEG

Agora que você já sabe tudo sobre exame pediátrico, pode estar se perguntando onde encontrar uma clínica popular Rio de Janeiro para realizar os exames laboratoriais do seu filho. A boa notícia é que este local é o Centro Médico CADEG.

O CADEG é localizado em Benfica, dentro do CADEG-RJ, e oferece consultas e exames para mais de 30 especialidades com preço popular. A clínica popular Benfica oferece de 30 a 70% de descontos exclusivos para os conveniados do seu clube de benefícios médicos. Tudo isso, livre de carência. Além do preço popular, o clube de benefícios CADEG traz a facilidade de poder agendar uma consulta pelo site, em que também é possível fazer um orçamento. Assim, você tem a praticidade de já conseguir marcar os exames laboratoriais do seu filho on-line.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Saiba mais sobre como cuidar de você e da sua família

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.