Check-up: 5 exames de rotina para homem

Exames de rotina para homem são uma forma de prevenir doenças com o passar dos anos ou, no mínimo, diagnosticá-las de forma precoce, evitando o seu agravamento. Por isso, realizar regularmente um check-up com os principais exames de rotina é muito importante. Segundo as estatísticas, pessoas do sexo masculino evitam exames elaboratoriais de rotina e idas ao médico mais do que as mulheres, mesmo mais propensos a desenvolverem doenças cardiovasculares, além da alta incidência de cânceres nos órgãos. Por isso, nesta matéria você irá aprender com qual frequência os homens devem realizar exames laboratoriais.

exames de rotina para homem
Os exames de rotina e o check-up para homens é uma forma de prevenir doenças | Foto: Freepik

Como abordado anteriormente, os homens vão menos ao médico do que as mulheres. Alguns dos fatores para isso podem ser os altos preços de consultas populares para tratar doenças do sexo masculino e a demora no atendimento público. No entanto, um convênio médico pode permitir exames laboratoriais de rotina por um preço popular. No centro médico CADEG, uma clínica popular no Rio de Janeiro, localizada em Benfica, você pode fazer um check-up sem precisar gastar muito. Confira os exames de rotina que devem ser feitos regularmente por pessoas do sexo masculino e em qual faixa etária.

A partir de qual idade exames de rotina devem ser feitos?

Normalmente, o check-up masculino ocorre a partir da faixa dos 40 anos, quando os homens tornam-se mais propensos a desenvolverem doenças. Assim, a realização de exames laboratoriais de rotina fica cada vez mais importante com o passar dos anos. No entanto, dependendo das características do paciente, como presença de fatores de risco ou histórico de membros da família com casos de problemas de saúde, os exames passam a ser necessários mais cedo, geralmente desde os 20 anos de idade.

Mas, há exceções. Isto é, doenças que não têm a incidência associada à faixa etária. Nesse caso, os exames de rotina para identificá-las devem estar no check-up masculino desde de cedo. Por exemplo, testes para doenças sexualmente transmissíveis, importantes tanto para homens quanto para mulheres que já iniciaram a sua vida sexual, e também o índice de massa corporal, já que a obesidade é mais uma doença que pode se desenvolver em qualquer idade, inclusive na juventude.

Quais são os exames que devem ser feitos todo ano?

Desde os 40 anos:

Níveis de colesterol

Esse deve ser um dos exames presentes em seu check-up anual, principalmente porque o sexo masculino tem mais chances de ter doenças cardiovasculares, e o colesterol é um fator determinante para o desenvolvimento de problemas no coração. Por meio de exames laboratoriais de análise do sangue, é possível saber os índices de colesterol.

O recomendado é que os exames para medir o colesterol sejam feitos regularmente desde os 20 anos de idade. Caso a família tenha histórico de doenças cardíacas, hipertensão, colesterol alto ou diabetes, o check-up deve ser feito, sem falta, anualmente.

Teste de glicemia

A diabete é uma doença silenciosa, visto que boa parte dos diabéticos descobrem a sua condição quando ela está em um estágio avançado e já causou danos à saúde. Por isso, o teste de glicemia deve ser um dos exames de rotina, inclusive para pessoas do sexo masculino. A coleta de sangue mede também o nível de glicemia no sangue, responsável pela diabetes quando está em alto índice. É preciso fazer esse teste anualmente, assim como a maioria dos exames laboratoriais. Ele é essencial após os 20 anos para quem tem pessoas com diabetes na família.

Após os 45 anos:

Exames cardiovasculares

Como os problemas de saúde cardiovasculares são mais comuns no sexo masculino, é muito importante o exame de rotina para evitar doenças desse tipo no check-up. Ao tratar problemas no coração, é evitado o agravamento de quadros que podem até levar à morte. É indicado para a população do sexo masculino, então, realizar exames laboratoriais de rotina como ecocardiograma, aferição da pressão arterial, testes ergométricos, eletrocardiograma, entre outros que serão pedidos pelo médico de acordo com as características e histórico familiar de cada paciente.

Os homens que têm membros da família com fatores de risco para doenças cardiovasculares, por exemplo obesidade, hipertensão, colesterol alto e diabetes, devem ter atenção redobrada e incluir em seu check-up esses exames de rotina desde os seus 20 anos.

Após os 50 anos:

Exame de próstata para o sexo masculino

Entre os exames de rotina essenciais para homens está o de próstata. Apesar de existir tabus, preconceitos e mentiras relacionados a ele, esse é um dos exames laboratoriais que devem estar no check-up masculino. O exame de toque serve para diagnosticar o câncer de próstata. O seu diagnóstico precoce eleva as chances de cura para mais de 90%. Assim, os exames necessários são o de toque masculino e o PSA, feito por meio da coleta de sangue.

Esses exames de rotina são indicados para o sexo masculino anualmente após os 40 anos e quando existem fatores de risco. Mas, eles são essenciais a todos os homens a partir dos 50 anos.

Colonoscopia

A colonoscopia diagnostica o câncer no intestino grosso e outras doenças. É indicado que, depois dos 50 anos, quando esses problemas de saúde são mais recorrentes, pessoas do sexo masculino incluam o procedimento como exame de rotina. Esse é mais um dos exames laboratoriais de rotina que devem ser antecipados caso haja histórico familiar de câncer no intestino ou semelhante. A colonoscopia é uma análise da mucosa intestinal feita através de um tubo óptico introduzido no reto. O exame é capaz de ver se há feridas ou outros sinais de problemas de saúde.

Faça uma consulta no centro médico CADEG

O check-up masculino deve ser feito, pelo menos, todos os anos, para que doenças sejam prevenidas e o seu agravamento impedido. O centro médico CADEG é lugar certo se você procura por clínica popular Rio de Janeiro ou clínica popular Benfica.

O CADEG oferece check-up por um preço popular, sendo uma alternativa para a demora no atendimento público e os altos valores das consultas particulares para o público masculino. Sem contar que o CADEG é um convênio médico que tem também um clube de benefícios que oferece de 30% a 70% de desconto em consultas e exames laboratoriais. Então, aproveite o centro médico CADEG para fazer exames de rotina para homem e cuidar da saúde!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Saiba mais sobre como cuidar de você e da sua família

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.