Cardiologia: 6 exames cardiológicos mais pedidos pelos médicos

O coração é o órgão mais importante do sistema circulatório. Ele envia sangue e transporta nutrientes por todo o corpo. Por isso, é peça-chave de diversos exames cardiológicos, exames de rotina e exames laboratoriais. Para cuidar desse órgão tão importante, você saberá quais são os exames cardiológicos mais pedidos pelos médicos e conhecerá a clínica popular CADEG, em Benfica, Rio de Janeiro, onde você cuida do seu coração por um preço popular, justo e acessível.

Cardiologia: 6 exames cardiológicos mais pedidos pelos médicos
Visite um médico e saiba quais são os exames de rotina cardiológicos que você deve fazer | Foto: Unsplash

Tipos de exames cardiológicos

Radiografia do tórax (raio x)

Esse exame avalia o tamanho do coração e dos vasos sanguíneos, além de verificar o acúmulo de líquido nos pulmões, fator indicador de insuficiência cardíaca —  tema, inclusive, de um programa de educação continuada da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), lançado neste mês de abril.

A radiografia observa a aorta, a maior artéria do corpo humano, que leva sangue do coração ao resto do corpo. O cardiologista analisa, ainda, os pulmões, já que alguma alteração neles pode surgir de problemas cardíacos.

Como é?

A pessoa deve ficar de pé e encher os pulmões de ar. Mas, devido à radiação emitida, o raio X do tórax não pode ser feito em grávidas. Se o médico julgar impreterível, a mulher deve usar proteção de chumbo na barriga. Ainda é Importante ressaltar que quem faz o exame é um especialista em radiologia médica.

Eletrocardiograma: exame de rotina

Ele mede o funcionamento elétrico do coração (ritmo cardíaco). Assim como a radiografia do tórax, o ECG está na lista de exames de rotina e avalia o tamanho das cavidades do órgão. Pode-se detectar infartos, arritmias (batimentos rápidos) e a concentração de potássio no sangue.

Como é?

O paciente se deita e são colocados eletrodos sobre seu tórax. Pode haver interferência no exame caso a pessoa tenha um membro amputado, excesso de pêlos na barriga ou creme aplicado ao corpo.

Eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico)

São observadas alterações na pressão arterial ou no ritmo de trabalho do coração. A ideia é simular situações que demandam gasto de energia, como subir escadas ou correr, o que pode gerar falta de ar em quem tenha predisposição para infartos. Estima-se que a hipertensão representa 80% dos casos de AVC e 60% de infarto, segundo dados da SBC.

Como é?

Assim como no ECG, fios são conectados ao paciente. A diferença é que este é feito enquanto ele está na esteira ou na bicicleta ergométrica. Pessoas incapazes de andar ou pedalar, ou que estejam com a saúde debilitada, por uma infecção, por exemplo, não devem fazer o teste de esforço.

Eletrocardiografia dinâmica (Holter)

O Holter é um exame ECG de longa duração que pode detectar angina, pericardite e infarto. Ele avalia o ritmo dos batimentos do coração em 24 horas e serve para constatar arritmias, estudando as origens de um histórico de tonturas e desmaios. O exame checa se o marca-passos ou os remédios estão funcionando. Indica-se anotar as atividades do dia e observar os efeitos de esforços, como palpitações e dores no peito, para um melhor diagnóstico.

Como é feito?

Um aparelho, com os mesmos eletrodos do eletrocardiograma, é conectado à cintura do paciente. Ele registra o número de batimentos cardíacos.

Irritações na pele, feridas ou alergias podem atrapalhar a instalação dos eletrodos. Somente um médico cardiologista pode executar esse que é um dos principais exames cardiológicos.

Ecocardiograma

É um ultrassom do coração que inspeciona a espessura das paredes desse órgão, a quantidade de sangue bombeada e o desempenho das válvulas cardíacas. Esse exame é feito em pessoas com queixas de falta de ar e inchaço nas pernas, já que esses são sintomas de insuficiência cardíaca. Tem-se um panorama de seu funcionamento, sendo possível descobrir tumores no coração e a direção e velocidade do fluxo sanguíneo.

Como é feito?

Esse exame cardiológico capta imagens por meio do som do órgão que bombeia sangue a todo o corpo. Se for associado ao Doppler, o resultado são imagens coloridas e em 3D, aperfeiçoando a visualização de detalhes da região do coração.

Há situações em que visualizar o resultado do exame é difícil, geralmente em pessoas com próteses mamárias, obesas, com fraturas na perna ou em estado grave de saúde, como pacientes entubados. É preciso virar-se de lado para a realização do exame, o que pode ser difícil em alguns casos mais graves.

M.A.P.A

Com a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, analisam-se oscilações da pressão arterial.

Como é feito?

Por 24 horas, um aparelho para medir a pressão e um dispositivo gravador são colocados, respectivamente, no braço e na cintura do paciente. A pessoa não precisa passar o dia internada, podendo ir para casa normalmente. Recomenda-se anotar os horários de cada atividade, pois em momentos específicos do dia a pressão pode aumentar. Correr, subir escadas e comer são atos que elevam a pressão do sangue contra as paredes das artérias.

O M.A.P.A não pode ser realizado se a braçadeira, para medir a pressão, não puder ser ajustada (por motivos de sub ou sobrepeso). Em pessoas com arritmia ou tremores, em que não se pode obter uma medição confiável, o exame também é contraindicado.

Exames de sangue

Os exames de rotina laboratoriais, como Troponina, CPK e CK-MB são usados para verificar riscos de infarto agudo no miocárdio, o músculo do coração. São exemplos de exames que complementam o diagnóstico.

A glicemia, o colesterol e a gordura no sangue mostram se os medicamentos usados pelo paciente, a atividade física e a alimentação saudável estão em dia. Segundo a SBC: “qualquer movimento do corpo, fazendo as tarefas do dia a dia, brincando, praticando um esporte ou mesmo trabalhando, pode ser considerado uma atividade física”.

Conheça o centro médico CADEG

Pare de digitar nos buscadores “clínica popular Rio de Janeiro” e conheça nossos serviços. No centro médico CADEG, seu coração recebe a atenção que merece. Basta teclar “clínica popular Benfica” e você encontra o lugar certo para cuidar da sua saúde cardiovascular.

Cuide do seu coração realizando os exames laboratoriais e previna doenças. Nós podemos ajudar nisso! Basta conferir o clube de benefícios do Centro Médico CADEG: com ele, você tem acesso a serviços de alta qualidade, ficará livre de anuidade e carência e, o melhor, terá de 30% a 70% de desconto. O CADEG fica em Benfica e oferece consultas e exames de rotina, como os exames cardiológicos, além de mais de 30 especialidades. Clique aqui e agende a sua consulta por um preço popular.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Saiba mais sobre como cuidar de você e da sua família

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.