Dermatólogo: conheça o médico da dermatologia que pode te ajudar com doenças de pele
Que consultar médicos regularmente é fundamental para manter a saúde em dia não é novidade para ninguém, mas, às vezes, alguns aspectos podem passar despercebidos. Não podemos esquecer que o maior órgão do corpo humano é a pele. Cuidar dela é tão importante quanto cuidar de todos os outros órgãos, e para isso, o acompanhamento de um dermatologista é algo de primeira necessidade. Dê importância.
Normalmente, associam o profissional dermatologista a cuidados relacionados à estética, mas não se engane, vai muito além. Um dermatologista é especializado em pele, unhas e cabelo, para muito mais do que apenas o aspecto estético. É uma especialidade médica que exige muito estudo como qualquer outra.
Dermatólogo: conheça o médico da dermatologia que pode te ajudar com doenças de pele
Mas afinal, o que é dermatologista? Em primeiro lugar, um dermatologista é um profissional formado em medicina, que realizou sua especialização na área dermatológica. Um médico dermatologista é responsável pelo cuidado com a pele, cabelo e unhas. Ele é capaz de diagnosticar e tratar uma infinidade de doenças e, do mesmo modo, prevê-las.
Mas não se engane, uma coisa não exclui a outra. Um dermatologista também exerce a função de orientar seus pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados para minimizar determinadas condições que podem ser estéticas. Rugas, linhas de expressão, unhas fracas, queda de cabelo, acne, oleosidade na pele, entre muitas outras, estão entre elas.
E a dúvida que paira sobre a cabeça de muitos é “quando devo procurar um dermatologista?”, afinal como saber se algo que você está reparando em sua pele, cabelos, ou unhas é uma anormalidade que precisa ser tratada ou não? E é aí que está! É comum que os pacientes busquem ajuda de dermatologistas em caso de alguma alteração apenas quando o problema já está avançado, o que dificulta a condição da pessoa acometida e o tratamento.
Há pessoas com um hábito não tão agradável de menosprezar a ida ao dermatologista quando comparada a outros médicos. Por exemplo, o check-up geral com o cardiologista ou oftalmologista é considerado um costume, minimamente, anual. Assim tem que ser com o médico dermatologista também. Não muda nada. No fim, todas as especialidades visam preservar a sua saúde.
Mas é claro, que, além desse cuidado rotineiro, é necessário ficar atento aos sinais que a pele, o cabelo e a unha manifestam. Então, para sanar de vez essas dúvidas, separamos os principais motivos para agendar sua consulta no dermatologista.
Pele
No quesito pele, cada pessoa tem um tipo de pele e o acompanhamento médico é essencial para você entender como cuidar direito da sua. Entretanto, algumas circunstâncias indicam que sua pele está precisando de uma ajuda de um dermatologista.
Cravos e espinhas
Podemos citar, por exemplo, o caso dos cravos e espinhas. Um dermatologista saberá receitar cremes e até remédios em casos mais extremos. Além disso, aspectos como pele muito seca ou oleosa, descamação, coceira e vermelhidão podem necessitar tratamentos específicos, que só uma visão médica saberá te dar.
Manchas
Há também a questão de pintas e manchas na pele, que em casos mais graves, podem significar até um câncer de pele. Um dermatologista avalia questões como cor, textura e tamanho da pinta ou mancha em questão, te dando um diagnóstico.
Suor
Ainda no âmbito das questões relacionadas à pele, um dermatologista também pode te ajudar com o suor excessivo, que acaba sendo algo bem comum em populações de países quentes, como é o caso do Brasil. A sudorese excessiva causa constrangimentos como estar sempre com manchas nas roupas, as popularmente chamadas de “pizzas nas axilas” ou estar com as mãos molhadas ao cumprimentar outras pessoas. Por isso, um dermatologista pode te ajudar a administrar essas questões.
Cabelos e unhas
Saindo um pouco da pele, e focando em cabelo e unhas, anormalidades como unhas manchadas ou queda de cabelos podem ser sanadas com a ajuda de um profissional dermatólogo. No caso dos fios, sinais de ressecamento do couro cabeludo, caspa, quebra e até queda podem significar alguma coisa e um dermatologista pode te ajudar. Já focando nas unhas, em casos de manchas ou não crescimento (unhas quebradiças) podem indicar uma micose, fungo ou algo do tipo, por isso é fundamental uma espécie de tratamento médico. Investigue, não pense ser bobeira.
Primeira experiência com dermatologistas; o que fazer?
Agora que você já entendeu a importância que um acompanhamento dermatológico tem para sua saúde e bem-estar, chegou a hora do fatídico momento de marcar a consulta. E aí? Há algumas dicas e critérios que podem te ajudar a não passar nenhum tipo de perrengue quando o assunto é consulta no dermatologista; acompanhe a seguir que a gente te ajuda.
Pesquise
O primeiro passo com certeza é pesquisar mais sobre o profissional que você pretende se consultar. Existem especialistas em uma infinidade de assuntos por aí. Não há dúvidas que sendo criterioso e buscando um histórico do profissional ou opiniões de pessoas que já são pacientes, você vai encontrar um dermatologista perfeito para o que procura.
Não existe milagre
Vale lembrar que não existe nenhuma técnica milagrosa. Muitas pessoas têm a ideia de que indo ao dermatologista, todos os seus problemas relacionados à pele, cabelos e unhas vão melhorar de uma hora para outra. Isso não existe, tire essa ideia da sua cabeça. Da mesma forma, tenha senso crítico e não acredite em nenhum profissional que te faça uma promessa que pareça milagrosa: divulgação de uma técnica ou produto que promete revolucionar seus problemas dermatológicos. Não se esqueça, a dermatologia é uma área médica como todas as outras. Não existe milagre.
Existe o Centro Médico CADEG!
É pensando nisso que o Centro Médico CADEG, clínica popular Rio de Janeiro, conta com mais de 30 especialidades para atender às suas necessidades a preço popular. Tenha acesso a exames e consultas com um preço que cabe no seu bolso e com profissionais capacitados e especializados em diversas áreas, como dermatologia, otorrinolaringologia, ginecologia e urologia.
Assinantes do Clube de Benefícios recebem de 30% até 70% de desconto para realizar suas consultas e exames, além de regalias como mensalidade a preços mais baixos, serviço de extrema qualidade e assinatura livre de anuidade e carência. Assine já, sua saúde e bem-estar agradecem.