Como saber em qual especialidade médica ir?

É muito comum que as pessoas confundam as várias características de cada especialidade médica, como dermatologia, cardiologia, angiologia, ginecologista, ortopedia e gastrologia. Entretanto, saber identificar qual delas é a mais adequada para ir em uma consulta quando você sente um sintoma específico é essencial para acelerar o seu diagnóstico e buscar o tratamento correto. Por isso, o centro médico CADEG preparou este texto para explicar as diferentes especialidades da medicina e da saúde. Confira!

Como saber em qual especialidade médica ir
Descubra para qual especialidade médica ir em clínica popular rio de janeiro | Foto: Freepik

Assim que os primeiros sintomas surgem, é comum que o paciente tente identificar sozinho qual é o problema, ou até mesmo se automedique. Porém, é de extrema importância procurar um médico especializado e não tentar curar a enfermidade sozinho.

Usando como base o Conselho Federal de Medicina, um total de 53 especialidades médicas são reconhecidas no Brasil, ou seja, a quantidade de estudos qualificados é vasta. Caso o indivíduo comece a identificar algum sintoma que não saiba exatamente para qual profissional marcar um atendimento, uma opção seria se consultar com um clínico geral que faça o encaminhamento correto para o seu caso.

Entretanto, há algumas dicas para saber do que cada especialista trata. A realização de exames médicos e laboratoriais também pode ser essencial para se obter um diagnóstico, que eventualmente determinará qual será o melhor tratamento.

Alguns exemplos de casos que geralmente não requerem um especialista são, podendo ser tratados por um clínico geral, são: amigdalite, gripes e dores musculares leves. Já em doenças crônicas, ou com características mais específicas, os especialistas passam a ser necessários e são procurados tanto por encaminhamento quanto diretamente.

Especialidades da saúde

Cada médico tem uma função, e a aplicação dela depende de onde é o seu incômodo. Por isso, confira algumas especialidades presentes em clínicas de qualidade, como o centro médico CADEG:

Dermatologia

É a área responsável pelo tratamento de problemas relacionados à pele, aos cabelos e às unhas. Algumas das condições que requerem uma visita a esse especialista são: dermatites; queda de cabelo, alergias em geral e acne.

Cardiologia

Área responsável por analisar os déficits ligados ao coração. As condições que requerem uma visita a esse especialista são: insuficiências cardíacas; pressão alta; infartos ou má circulação do sangue.

Angiologia

A angiologia é a área responsável pelo estudo, tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças que afetam os vasos sanguíneos, especialmente as arteríolas, as artérias, as veias, os capilares e os vasos linfáticos, cuidando de todo o sistema circulatório. Casos angiológicos podem necessitar de algum tratamento cirúrgico, o que infelizmente é bem comum, visto que geralmente eles são diagnosticados já em graus avançados.

Dessa forma, o ideal é que, logo após notar os primeiros sintomas, o paciente procure o médico especialista, já que isso pode impedir o agravamento da doença e conseguir promover um tratamento com métodos mais simples, como mudanças no estilo de vida e o uso de medicamentos menos invasivos.

Condições que requerem uma visita a essa especialidade: dor, formigamento ou dormência nos membros inferiores; inchaço; sensação constante de peso nas pernas; câimbras frequentes; veias grossas, azuladas ou arroxeadas; vasinhos e varizes que atrapalham o bem-estar e a autoestima; feridas que não cicatrizam; perda da sensibilidade nos membros inferiores (principalmente em pacientes diabéticos) ou dificuldades e dores para caminhar.

Ginecologia

Essa é a área responsável pelo tratamento dos problemas ligados ao órgão sexual feminino e ao bem-estar geral da mulher. As condições que requerem uma visita ao ginecologista são: casos de endometriose; excesso de corrimento; cólicas muito fortes; manchas na área; cistites; verrugas genitais; herpes; gonorreia; sífilis e qualquer outro tipo de IST – Infecção Sexualmente Transmissível.

Nutrição

Área responsável pelo estudo e aplicação das propriedades dos alimentos, seus efeitos no organismo e o bem-estar de cada paciente, com o objetivo de elaborar cardápios para atender às necessidades individuais de cada um, juntamente com orientações nutricionais direcionadas ao ganho ou manutenção da saúde por meio da alimentação balanceada. Condições que requerem uma visita a essa especialidade: taxas desbalanceadas; perda ou ganho excessivo de peso; alimentação pobre em nutrientes (procura por reeducação alimentar); falta de vitaminas e desejo por aumento no desempenho em atividades esportivas.

Gastrologia

Área responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao trato gastrointestinal. Aqui, as condições que requerem uma visita a esse especialista são: gastrite; úlceras; diverticulite; hemorroidas; queimação; azia; diarreia constante ou desconfortos persistentes relacionados a qualquer órgão interno.

Pediatria

Essa é a área responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que atingem a saúde das crianças e adolescentes, além de identificações primordiais caso seja necessário realizar o encaminhamento para outro especialista.  Condições que requerem a visita ao pediatra: acompanhamento de rotina da saúde de crianças e jovens ou qualquer sintoma incomum e constante que apareça.

Psicologia

Área responsável pelo diagnóstico e tratamento prolongado do comportamento humano e seus processos mentais. As condições que requerem uma visita a esse especialista são: sintomas persistentes de ansiedade, tristeza, medo, desespero, angústia, raiva, desânimo ou depressão.

Fisioterapia

É a área responsável pelo tratamento de problemas ortopédicos e até complicações respiratórias. Condições que requerem uma visita a esse especialista: acidentes; contusões; má postura ou ser portador de deficiência física.

Ortopedia

Área responsável pelo tratamento de doenças da coluna e dos ossos. As condições que requerem uma visita a esse especialista são: hérnias de disco; bicos de papagaio; artrites; artroses; entorses; dores, rigidez, inchaço ou calor na coluna joelho, punho, tornozelo, quadril, ombros e outras articulações e membros.

Estética

Já essa é a área responsável pela melhoria da aparência, textura do corpo ou recuperação de lesões da pele mais superficiais. Condições que requerem uma visita a essa especialidade: tratamentos no processo de envelhecimento; limpeza de pele profissional; cuidados com acne, cravos, peeling ou linhas de expressão.

Onde encontrar cada especialidade médica?

O centro médico CADEG está localizado no CADEG-RJ, em Benfica, e oferece vários tipos de consultas e exames para mais de 30 especialidades, tudo com um preço popular. Além disso, a clínica popular Benfica oferece um clube de benefícios que promove de 30 a 70% de desconto em consultas e exames, com serviço de alta qualidade e livre de anuidade e carência.

A equipe de consultores do CADEG está disponível no site. Após você deixar seus dados, eles entrarão em contato para te informar sobre o orçamento de qualquer especialidade médica e da saúde, como estética, nutrição, gastrologia, pediatria, psicologia e fisioterapia. A clínica popular Rio de Janeiro oferece desde exames dermatológicos, radiológicos e cardiológicos, até ultrassonografia e doppler color. Acesse o site e saiba mais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Saiba mais sobre como cuidar de você e da sua família

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.