Qual o melhor chá para pressão alta?

Chá para pressão alta
Descubra qual a melhor chá para pressão alta que ajuda a baixar a sua pressão I Foto: Freepik

Muitas pessoas que sofrem com problemas de pressão procuram meios naturais de equilibrar isso. Um desses meios encontrados é o chá. As propriedades anti-hipertensoras presentes em certos chás ajudam a controlar a pressão arterial, servem como complemento no tratamento da pressão alta e funcionam como forma de suplemento alimentar.

O que fazer em caso de pressão alta?

Muitos se perguntam o que ajuda a baixar a pressão e encontram opções de remédios caseiros para pressão alta. Porém, antes de tudo, é de suma importância que se procure um médico cardiologista. Ele avaliará o seu caso e vai receitar os melhores tratamentos de acordo com seu diagnóstico detalhado.

Sucos e chás, também ajudam a regular a sua pressão por meio de suas propriedades nucleicas, mas não excluem a necessidade da avaliação de um profissional da saúde em uma clínica de confiança, como o Centro Médico CADEG.

Qual o melhor chá para pressão alta?

A resposta dessa pergunta pode variar de acordo com cada organismo. Por esse motivo, segue abaixo 7 opções de chás ótimos para baixar a pressão:

Chá Água de Alho

Ele é bastante eficaz para regular a pressão arterial, visto que estimula a produção de óxido nítrico e, consequentemente, facilita a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre o coração. 

O cuidado com a saúde cardiovascular em geral é muito importante. E esse chá possui propriedades antioxidantes e protetoras dos vasos sanguíneos, os quais barram o desenvolvimento de problemas como, por exemplo, a aterosclerose.

Os ingredientes são: 1 dente de alho cru, descascado e amassado e 100 ml de água.

Para a preparação, basta colocar o dente de alho no copo de água e mantê-los em repouso entre 6 a 8 horas. O líquido pode ser ingerido em jejum pela manhã ou pode ser preparado um litro de água com alho e ir tomando, pouco a pouco, ao longo do dia.

Folhas de Oliveira

O chá da folha de oliveira possui polifenóis que ajudam a regular a pressão arterial sem gerar riscos de resultados inversos, mesmo que consumido em excesso. Também possui um pequeno efeito calmante.

Os ingredientes são: 2 colheres de sopa de folhas de oliveira picadas e 500 ml de água quente.

As folhas de oliveira devem ser colocadas em uma xícara com a água fervente e depois repousadas entre 5 e 10 minutos. O próximo passo é coar a mistura, esperar amornar e, por fim, ela estará pronta para ser consumida. Rende a quantidade de 3 ou 4 xícaras durante o dia.

Suco de Mirtilo

O Mirtilo é rico em propriedades antioxidantes que auxiliam no combate do envelhecimento precoce e de doenças como o câncer, além de ser um suco que ajuda a baixar a pressão.

Os ingredientes são: 1 xícara de mirtilos frescos, ½ copo de água e suco de meio limão.

Basta misturar os ingredientes no liquidificador e bater até a mistura ficar homogênea. O líquido deve ser tomado 1 ou 2 vezes por dia.

Chá de Hibisco

O Hibisco é bastante conhecido pelo seu estímulo natural ao processo de emagrecimento. Mas sua composição também é rica em antocianinas que ajudam na regulação da pressão arterial. Quanto mais escuras forem as flores de hibisco, maior vai ser o efeito do chá.

Os ingredientes são: De 1 a 2 gramas de cálices de hibisco e 1 xícara de água fervente.

Os cálices de hibisco devem repousar de 5 a 10 minutos no interior da xícara. Depois, a mistura precisa ser coada para, finalmente, estar pronta para ser ingerida de 1 a 2 vezes por dia. Faça, pelo menos, um intervalo de 8 horas entre uma xícara e outra.

Chá de Mangaba

O chá é ótimo para baixar a pressão arterial por conta das suas propriedades vasodilatadoras.

Os ingredientes são: 2 colheres de sopa da casca de mangaba e 500 ml de água quente.

Basta misturar todos os ingredientes e deixá-los fervendo por alguns minutos. A panela precisa ficar tampada até a água esfriar. Depois é só coar e beber de 2 a 3 xícaras do resultado por dia.

Chá de Cavalinha

Esse chá, além de ser um diurético natural, também regula a pressão arterial de pessoas que geralmente retém muito líquido. Essa retenção de água no corpo deve ser evitada, pois pode causar estresse excessivo sobre o coração e gerar casos de hipertensão.

A Cavalinha só pode ser usada pontualmente, sem ser consumida por mais de 1 semana seguida. Isso porque pode eliminar minerais importantes através da sua urina.

Os ingredientes são: 2 a 3 colheres de sopa de folhas de cavalinha secas e 500 ml de água quente.

As folhas de cavalinha na água no fogo devem repousar entre 5 a 10 minutos para a mistura ser coada e estar pronta para beber, de preferência, morna.

Chá de Valeriana

As propriedades mais importantes se encontram nas raízes de valeriana e servem de calmantes e relaxantes musculares, o que estimula uma boa circulação sanguínea e diminui crises de ansiedade frequentes (as quais desregulam sua pressão arterial).

Os ingredientes são: 5 gramas de raiz de valeriana e 1 xícara de água fervente.

A água quente deve ser misturada com a raiz de valeriana em uma xícara e depois ficar repousando de 5 até 10 minutos para coar e está pronta para ingerir, de 2 a 3 vezes por dia.

Onde encontrar um médico qualificado que complete meu tratamento além do chá para pressão alta?

O Centro Médico CADEG é a opção ideal para você que procura um local qualificado com profissionais especializados de saúde. O CADEG se localiza dentro do CADEG-RJ e oferece consultas e exames para mais de 30 especialidades com preços populares.

Há um Clube de Benefícios Médicos e, ao adquiri-lo, o paciente terá de 20% a 70% de desconto em consultas e exames.

Para receber um orçamento especializado para você, basta entrar em contato e fazer um agendamento através do site, onde também estará disponível mais informações e vantagens do Centro Médico CADEG que vão além do chá para pressão alta.

Não perca tempo e confira agora!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Saiba mais sobre como cuidar de você e da sua família

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.