Muitas pessoas que sofrem com problemas de pressão procuram meios naturais de equilibrar isso. Um desses meios encontrados é o chá. As propriedades anti-hipertensoras presentes em certos chás ajudam a controlar a pressão arterial, servem como complemento no tratamento da pressão alta e funcionam como forma de suplemento alimentar.
O que fazer em caso de pressão alta?
Muitos se perguntam o que ajuda a baixar a pressão e encontram opções de remédios caseiros para pressão alta. Porém, antes de tudo, é de suma importância que se procure um médico cardiologista. Ele avaliará o seu caso e vai receitar os melhores tratamentos de acordo com seu diagnóstico detalhado.
Sucos e chás, também ajudam a regular a sua pressão por meio de suas propriedades nucleicas, mas não excluem a necessidade da avaliação de um profissional da saúde em uma clínica de confiança, como o Centro Médico CADEG.
Qual o melhor chá para pressão alta?
A resposta dessa pergunta pode variar de acordo com cada organismo. Por esse motivo, segue abaixo 7 opções de chás ótimos para baixar a pressão:
Chá Água de Alho
Ele é bastante eficaz para regular a pressão arterial, visto que estimula a produção de óxido nítrico e, consequentemente, facilita a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre o coração.
O cuidado com a saúde cardiovascular em geral é muito importante. E esse chá possui propriedades antioxidantes e protetoras dos vasos sanguíneos, os quais barram o desenvolvimento de problemas como, por exemplo, a aterosclerose.
Os ingredientes são: 1 dente de alho cru, descascado e amassado e 100 ml de água.
Para a preparação, basta colocar o dente de alho no copo de água e mantê-los em repouso entre 6 a 8 horas. O líquido pode ser ingerido em jejum pela manhã ou pode ser preparado um litro de água com alho e ir tomando, pouco a pouco, ao longo do dia.
Folhas de Oliveira
O chá da folha de oliveira possui polifenóis que ajudam a regular a pressão arterial sem gerar riscos de resultados inversos, mesmo que consumido em excesso. Também possui um pequeno efeito calmante.
Os ingredientes são: 2 colheres de sopa de folhas de oliveira picadas e 500 ml de água quente.
As folhas de oliveira devem ser colocadas em uma xícara com a água fervente e depois repousadas entre 5 e 10 minutos. O próximo passo é coar a mistura, esperar amornar e, por fim, ela estará pronta para ser consumida. Rende a quantidade de 3 ou 4 xícaras durante o dia.
Suco de Mirtilo
O Mirtilo é rico em propriedades antioxidantes que auxiliam no combate do envelhecimento precoce e de doenças como o câncer, além de ser um suco que ajuda a baixar a pressão.
Os ingredientes são: 1 xícara de mirtilos frescos, ½ copo de água e suco de meio limão.
Basta misturar os ingredientes no liquidificador e bater até a mistura ficar homogênea. O líquido deve ser tomado 1 ou 2 vezes por dia.
Chá de Hibisco
O Hibisco é bastante conhecido pelo seu estímulo natural ao processo de emagrecimento. Mas sua composição também é rica em antocianinas que ajudam na regulação da pressão arterial. Quanto mais escuras forem as flores de hibisco, maior vai ser o efeito do chá.
Os ingredientes são: De 1 a 2 gramas de cálices de hibisco e 1 xícara de água fervente.
Os cálices de hibisco devem repousar de 5 a 10 minutos no interior da xícara. Depois, a mistura precisa ser coada para, finalmente, estar pronta para ser ingerida de 1 a 2 vezes por dia. Faça, pelo menos, um intervalo de 8 horas entre uma xícara e outra.
Chá de Mangaba
O chá é ótimo para baixar a pressão arterial por conta das suas propriedades vasodilatadoras.
Os ingredientes são: 2 colheres de sopa da casca de mangaba e 500 ml de água quente.
Basta misturar todos os ingredientes e deixá-los fervendo por alguns minutos. A panela precisa ficar tampada até a água esfriar. Depois é só coar e beber de 2 a 3 xícaras do resultado por dia.
Chá de Cavalinha
Esse chá, além de ser um diurético natural, também regula a pressão arterial de pessoas que geralmente retém muito líquido. Essa retenção de água no corpo deve ser evitada, pois pode causar estresse excessivo sobre o coração e gerar casos de hipertensão.
A Cavalinha só pode ser usada pontualmente, sem ser consumida por mais de 1 semana seguida. Isso porque pode eliminar minerais importantes através da sua urina.
Os ingredientes são: 2 a 3 colheres de sopa de folhas de cavalinha secas e 500 ml de água quente.
As folhas de cavalinha na água no fogo devem repousar entre 5 a 10 minutos para a mistura ser coada e estar pronta para beber, de preferência, morna.
Chá de Valeriana
As propriedades mais importantes se encontram nas raízes de valeriana e servem de calmantes e relaxantes musculares, o que estimula uma boa circulação sanguínea e diminui crises de ansiedade frequentes (as quais desregulam sua pressão arterial).
Os ingredientes são: 5 gramas de raiz de valeriana e 1 xícara de água fervente.
A água quente deve ser misturada com a raiz de valeriana em uma xícara e depois ficar repousando de 5 até 10 minutos para coar e está pronta para ingerir, de 2 a 3 vezes por dia.
Onde encontrar um médico qualificado que complete meu tratamento além do chá para pressão alta?
O Centro Médico CADEG é a opção ideal para você que procura um local qualificado com profissionais especializados de saúde. O CADEG se localiza dentro do CADEG-RJ e oferece consultas e exames para mais de 30 especialidades com preços populares.
Há um Clube de Benefícios Médicos e, ao adquiri-lo, o paciente terá de 20% a 70% de desconto em consultas e exames.
Para receber um orçamento especializado para você, basta entrar em contato e fazer um agendamento através do site, onde também estará disponível mais informações e vantagens do Centro Médico CADEG que vão além do chá para pressão alta.
Não perca tempo e confira agora!